BARTHÔ -JOTA DANGELO
( BRASIL – MINAS GERAIS )
Escritor e poeta Bartholomeu Campos de Queiroz.
A obra de Bartholomeu Campos de Queiroz abrange mais de 40 livros, o primeiro, O Peixe e o Pássaro publicado em 1974.
Prêmios literários nacionais, como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Prêmio Jabuti, o Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e o Diploma de Honra da IBBY, de Londres, entre outros.
Com formação nas áreas de Educação e Arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris e, a partir da década de 70, destacou-se como educador em vários níveis, contribuindo com importantes projetos da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Educação. Ocupou também a presidência da Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), foi membro do Conselho Curador da Escola Guignard e participou do projeto Proler da Biblioteca Nacional, ministrando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura.
No dizer de Barthô, como o tratávamos nós, os seus amigos mais íntimos, “eu escrevo quando tenho o que dizer. Se não tenho o que dizer eu não fico ansioso, procurando alguma coisa para falar. Eu acho que a gente só escreve quando tem o que dizer. Também não gosto de pensar numa literatura com destinatário: ou é, ou não é literatura. Eu prefiro tentar dentro do meu trabalho uma literatura sem fronteira.”
Faleceu em 21 de janeiro de 2012. Ele foi sepultado na segunda-feira passada depois de velado na Academia Mineira de Letras da qual era membro.
***
A seguir, o poema publicado na Folhinha Poética – 2012:
ACALANTO AOS CALADOS
Paro, sento e sem nenhum olhar,
Percebo o que faço,
Fito o que não fiz.
E fazendo agora, recupero
O que não me coube no passado.
O passado não me restaura
E a saudade já não me furta o sono,
Não obstante, a solidão me acordar
Com o acalantos dos calados perenes.
(in A Procura – Catárticos poemas, Câmara Brasileira dos Jovens Escritores)
*
VEJA E LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada em agosto de 2023
|